top of page

Retinose Pigmentar:

Esta doença pertence a um grupo amplo e genérico chamado de retinopatias pigmentares, o qual abrange todas as distrofias retinianas que apresentam alguma perda de fotorreceptores ou depósitos de pigmento da retina. Este termo, retinose pigmentar, foi utilizado pela primeira vez pelo oftalmologista holandês Franciscus Donders em 1875 e é a principal causa de deficiência visual associada à degeneração da retina hereditária já descritas. A RP é uma doença degenerativa, apresentando, na maior parte dos casos, primeiramente uma degeneração dos fotorreceptores bastonetes, sensíveis à visão noturna, seguido da degeneração dos cones, responsáveis pela visão diurna. Esta sequência de perda de fotorreceptores explica porque os pacientes, na maioria dos casos, são inicialmente diagnosticados com cegueira noturna, apresentando, em um segundo momento, o agravamento do quadro que acomete a visão diurna. Atualmente 4% da população mundial é afetada pela doença e, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esta doença atinge 1 em cada 4000 pessoas. Estima-se que aqui no Brasil existam cerca de 50.000 pessoas com retinose e mais 2.250.000-3.600.000 portadores dado o caráter hereditário da doença, mas que não apresentam, necessariamente, o fenótipo. A acupuntura trata na estabilização dos sintomas com um tratamento na região da face e alguns pontos distais pelo corpo, chegando muitas vezes a alcançar algum ganho de visão nos pacientes.

 

Enxaqueca:

A acupuntura também é uma ótima aliada no tratamento para enxaquecas, pois não possui efeitos secundários, como os tratamentos convencionais à base de antiinflamatórios e analgésicos. Na acupuntura o corpo é visto como um todo e cabe ao terapeuta descobrir quais são os bloqueios energéticos que estão originando esta enxaqueca. Muitas vezes o problema está na cervical e no fígado e, por isso, estas zonas deverão ser tratadas ao mesmo tempo. A enxaqueca sem aura ou enxaqueca comum é uma cefaléia idiopática recorrente, que se manifesta em crises que duram de 4 a 72 horas, caracterizada pela localizaçao unilateral, natureza pulsátil, intensidade de moderada a grave, intensificada pela atividade física rotineira e associada com náuseas, fotofobia e fonofobia. A cefaléia, na concepçäo da Medicina Tradicional Chinesa, deve-se a uma estagnaçäo de Qi e Sangue, no Canal de Energia Unitário Shao Shang. O tratamento é feito com a acupuntura sistemica e as demais técnicas da Medicina Chunesa. O tratamento com acupuntura, como o da medicina ocidental, muitas vezes, inclue mudanças na dieta e estilo de vida para melhorar os pacientes e o seu bem-estar. Os pacientes portadores de cefaleia e enxaqueca precisam informar seu acupunturista exatamente onde dói. A localização da dor é importante devido ao grande número de pontos de acupuntura na cabeça, face e pescoço. Onde aplicar pressão depende de onde a dor da enxaqueca é mais aguda.Pacientes sofredores podem encontrar alívio de longo prazo de suas enxaquecas, trabalhando com um acupunturista. 

Fonte: Giovanni Macciocia; Acupuncture for migraine prophylaxis. Cochrane Database of Systematic Reviews 2009(1).

Psoríase:

O tratamento da psoríase pela acupuntura deve levar em consideração os padrões de desarmonias energéticas existentes, sendo que os principais padrões são de deficiencia do Qi ou energia do Pulmão, tornando a pele fácil de ser invadida por um fator patogênico, mais acúmulo de calor e umidade, e normalmente existe a estagnação do Qi geral que também leva a estagnação de Xue ou sangue. Além disso, os autores acrescentam que as lesões da psoríase podem ser tratadas individualmente, cercando-as com agulhas. Esta técnica chama-se cercar o dragão. Embora a sangria, aliada a ventosaterapia de pontos dorsais espesíficos das funções de acúmulo energético, sejam bem mais indicadas.

Fontes: Yamamura e Nakano (2005, p.138)

 

Nevralgias ou Neuralgias:

Nevralgia ou neuralgia, é a dor em um ou mais nervos provocada por uma mudança na estrutura ou função neurológica dos nervos, em vez de serem por excitação dos receptores saudáveis​​ de dor. A neuralgia se enquadra em duas categorias: a neuralgia central, em que a causa da dor é localizada na medula espinal ou cerebral, e a neuralgia periférica. Esta dor incomum supostamente está ligada a quatro possíveis mecanismos: mal funcionamento de portões do canal iônico, as fibras nervosas tornam-se mecanicamente sensíveis, esses sinais atravessam as fibras de dor com mau funcionamento devido a danos no cérebro e na medula espinhal. Pode ocorrer em varias partes do corpo humano, como no nervo trigêmeo ou no nervo braquial, etc. A medicina chinesa acredita que essa doença é causada por um bloqueio no fluxo energético do corpo. Os acupunturistas usam um exame de leitura de língua em conjunto com pontos de pulso e compleição para diagnosticar os pacientes. O objetivo  é diagnosticar não apenas os sintomas, mas também os problemas que estão os causando. A neuralgia do trigêmeo é agravada pelo ambiente, e os sintomas podem ser aumentados por conta da dieta e estresse. As pessoas com essa condição sofrem espasmos no nervo trigêmeo, algo que resulta nas dores e sensações anormais no rosto. Uma pessoa que sofre de neuralgia do trigêmeo desencadeado pela alimentação pode apresentar suores, pele avermelhada e a sensação de pulsos rápidos no nervo. Os pacientes cujo caso é agravado pelo estresse podem apresentar uma mancha roxa sobre a língua e uma sensação de pulsação aguda no nervo, semelhante a uma corda de guitarra.ervos1 provocada por uma mudança na estrutura ou função neurológica dos nervos, em vez de serem por excitação dos receptores saudáveis​​ de dor. A neuralgia se enquadra em duas categorias: a neuralgia central, em que a causa da dor é localizada na medula espinal ou cerebral, e a neuralgia periférica. Esta dor incomum supostamente está ligada a quatro possíveis mecanismos: mal funcionamento de portões do canal iônico, as fibras nervosas tornam-se mecanicamente sensíveis e criaram um sinal ectópicos, os sinais nas fibras tocadas atravessar as fibras de dor e mau funcionamento devido danos no cérebro e na medula espinhal.

Coluna Lombar:

Os acometimentos da coluna cervical, lombar e toráxica tais como osteofitose, esmagamento, escorregamento, cistos entre outros, inclusive seguidos de interações patalógicas dos nervos ciático e braquial devem ter como auxílio o tratamento com acupuntura principalmente pros pacientes que não tiveram melhora com medicamentos. A grande maioria dos pacientes conseguem altos níveis de êxito e melhora mesmo nos casos mais extremos.

  

Emocional:

Várias dificuldades emocionais como ansiedade exacerbada, síndrome do pânico, TOC, ou condições de extresse pós traumático também são tratados além do acompanhamento psicoterápico com acupuntura. Estes pacientes depois de passar pela anamnese energética, serão submetidos a um tratamento sistêmico pra ter a sua bio energia ajustada com excelente refléxo no aspécto emocional. 

Fibromialgia:

é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

bottom of page