top of page

Notícias

Acupuntura alivia a Dor Lombar melhor do que os tratamentos tradicionais

26/04/2013

Um grupo de pesquisadores realizou o maior estudo sobre dor nas costas e acupuntura nos Estados Unidos. O estudo foi chamado de estímulo de pontos para investigar a eficácia da acupuntura, e pode ser encontrado em Archives of Internal Medicin, maio de 2009. O estudo foi liderado pelo Dr. Daniel Cherkin, que trabalha com o Group Health Center for Health Studies, em Seattle. 638 pacientes adultos selecionados aleatoriamente foram incluídos em dois planos de saúde sem fins lucrativos: Todos os pacientes foram solicitados a avaliar sua dor lombar crônica em uma escala de 0 a 10. Todos eles avaliaram sua dor nas costas. Nenhum dos participantes do estudo já havia tentado a acupuntura antes. Eles foram divididos aleatoriamente em quatro grupos:
1. Individual – acupuntura com uma agulha, foi feita uma prescrição personalizada para os pontos de acupuntura.
2.Standard – acupuntura usando uma receita única para os pontos de acupuntura nas costas e na parte traseira das pernas. Especialistas consideram que o tratamento seja eficaz no alívio da dor lombar crônica na maioria dos casos.
3.Placebo – usando um palito de dentes em um tubo guia da agulha, em vez de uma agulha, sem penetrar na pele.
4.Standard – cuidados médicos que os pacientes teriam obtido de qualquer forma, e que todos os pacientes receberam.
Todos os pacientes foram tratados duas vezes por semana durante três semanas, e depois, uma vez por semana durante quatro semanas. Os investigadores mediram as melhorias e mudanças nos sintomas após 8 semanas, 26 semanas e 52 semanas. Após 8 semanas, os grupos de acupuntura estavam se sentindo muito melhor, comparado ao grupo padrão de assistência, que estava funcionando apenas um pouco melhor. A medicina "ocidental" não tem tratamentos muito eficazes para a dor nas costas crônica. Dor nas costas é a maior razão para que os americanos usem terapias alternativas como a acupuntura. “Os resultados desta pesquisa mostram que os tratamentos de acupuntura, podem provocar respostas positivas”, disse Josephine P. Briggs, MD, diretor do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Isto adiciona, crescentes evidências de que algo significativo está ocorrendo durante os tratamentos de acupuntura. Futuras pesquisas são necessárias para aprofundar o que é que evocam essas respostas.”

Fonte: Health News 2007.

Acupuntura contra a Cefaleia e Enxaqueca

30/01/2013

O mais recente estudo, publicado na edição de março de 2008 do jornal, cefaléia confirma que a acupuntura reduz significativamente a enxaqueca e funciona melhor que as drogas usadas isoladamente. O estudo, conduzido na Universidade de Pádua, na Itália, pelo Dr. Enrico Facco e seus colaboradores, incluiu 160 participantes que foram divididos em quatro grupos, sendo um dos grupos, tratado com acupuntura verdadeira, segundo a medicina tradicional chinesa (MTC) na enxaqueca sem aura. Os participantes em todos os grupos receberam a medicação, Rizatriptan, para tratar quaisquer ataques de enxaqueca. Durante seis meses, apenas o grupo que recebeu acupuntura, apresentou melhora duradoura na enxaqueca. Os grupos que usaram apenas a medicação e a acupuntura "placebo" ou seja, usada sem a técnica original e correta, mostraram apenas melhora temporária ou transitória. Dr. Facco teoriza que a acupuntura previne a enxaqueca. Os resultados são promissores, segundo o Dr. Facco. No entanto, acrescentou Dr. Facco, uma vez que a terapia tem poucos riscos de efeitos colaterais, poderia até valer à pena, tentar usá-la para pacientes que sofrem de enxaqueca e que não são devidamente ajudados por tratamentos e medicamentos preventivos padrão.
Fonte: Acufinder.com – Diane Joswick, L.Ac., MSOM

Acupuntura contra Depressão!

26/04/2013

Antidepressivos estão entre os medicamentos mais prescritos nos EUA – mas em vez de tomar uma pílula para aliviar os sintomas – algumas pessoas estão se voltando para terapias alternativas como a acupuntura. Jamie Starkey, um acupunturista do Centro da Clínica Cleveland para Medicina Integrativa, disse que estudos mostram que este método antigo pode promover o fluxo de substâncias benéficas para o cérebro.
“Os estudos de ressonância magnética funcional mostram que a acupuntura tem uma influência sobre substâncias químicas do cérebro, como dopamina e serotonina.  E essas são as substâncias químicas que fazem você se sentir bem. “E assim, o que estamos descobrindo é que para esses pacientes que sofrem de depressão leve a moderada, a acupuntura é tão eficaz como os antidepressivos”, acrescentou Starkey.
E para pacientes que querem realmente os melhores resultados, disse Starkey combinam a acupuntura com antidepressivos, podem ajudar uma pessoa a obter um “melhor efeito terapêutico.”
Fonte: Fox News.com

Cresce em 429% a busca pela acupuntura no SUS em todo o Brasil.
24/12/2012

No SUS "Sistema Único de Saúde", em todo o País, a busca por tratamento de doenças através da acupuntura, cresceu 429% em cinco anos: em 2007 foram feitas 97.274 sessões, enquanto que neste ano, até setembro, já foram feitas 514.659 - incluindo as realizadas com agulhas, ventosas ou por eletroestimulação. As aplicações de acupuntura feitas exclusivamente com agulhas somam mais da metade dos casos: 369.320, segundo levantamento do Ministério da Saúde feito a pedido do Estado. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, foram 39.631 atendimentos na rede pública em 2007 e 219.988 atendimentos até setembro deste ano, o que representa um acréscimo de 455%.

No SUS as principais indicações são alívio da dor crônica (hérnias de disco, lombalgias, artrites, enxaquecas), melhora da função respiratória, insônia, ansiedade, depressão e redução dos sintomas como dormência e enjoos em pacientes com câncer.

Fonte: Ministério da Saúde.

Acupuntura e Exercícios reduzem riscos associados ao ovário policístico

A prática regular de exercícios e a realização de acupuntura podem reduzir a atividade do nervo simpático em mulheres com ovários policísticos, ajudando a reduzir seus riscos de desenvolver obesidade, doença cardiovascular e diabetes, segundo estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Avaliando 20 mulheres, os especialistas notaram que os exercícios não tinham efeitos nos ciclos menstruais irregulares ou inexistentes, que caracterizam a condição, mas era responsável por uma redução no peso e no IMC que ajudava a reduzir a atividade dos nervos simpáticos. E a acupuntura ajudava na regulação dos ciclos menstruais, e na redução dos níveis de testosterona e da atividade dos nervos associados ao risco cardiovascular. Baseados nos resultados, os autores acreditam que essa descoberta pode indicar uma alternativa não-farmacológica no combate aos riscos cardiovasculares associados ao problema nos ovários.

Fonte: Blogboasaude.

Acupuntura e Exercícios reduzem riscos associados ao ovário policístico.

07/10/2012

 

Acupuntura tratando a Fibromialgia.
10/02/2013​

Evidências sugerem que a acupuntura reduz os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo da Clínica Mayo. A fibromialgia é uma doença considerada incapacitante por muitos, e é caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e sintomas tais como fadiga, rigidez articular e distúrbios do sono. Nenhuma cura é conhecida e os tratamentos disponíveis são apenas parcialmente eficazes. O estudo da Clínica Mayo envolveu 50 pacientes com fibromialgia inscritos em um ambiente controlado, randomizado para determinar se a acupuntura melhorou seus sintomas. Os sintomas dos pacientes que receberam acupuntura melhoraram significativamente em relação ao grupo controle, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da revista Mayo Clinic Proceedings. “Os resultados do estudo convenceram que há algo mais do que o efeito placebo para a acupuntura ” diz David Martin, MD, Ph.D., autor principal do artigo”. Isso reforça uma série de impressões clínicas que esta técnica é útil para os pacientes. Cada vez mais, os pacientes estão interessados ​​em seguir técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, em conjugação com os seus principais cuidados médicos, segundo relato do Dr. Martin. O estudo dá credibilidade à crença do paciente de que métodos não tradicionais podem melhorar sua saúde. No julgamento da clínica Mayo, os pacientes que receberam acupuntura para combater os sintomas da fibromialgia relataram melhora no cansaço e ansiedade, entre outros sintomas. A acupuntura foi bem tolerada, com efeitos colaterais mínimos. O estudo da clínica Mayo é um dos três únicos estudos randomizados e controlados envolvendo pacientes com fibromialgia. Dr. Martin diz que o estudo da Mayo demonstra que a acupuntura é útil, e também comprova que se pode realizar um rigoroso estudo da acupuntura.
Dr. Martin realizou o estudo na Mayo Clinic de Rochester, com co-autoria de Inês Berger, MD; Christopher Sletten, Ph.D., e Williams Brent.

bottom of page