A Acupuntura é também frequentemente usada como uma medicina preventiva. Muitas pessoas vêem seu acupunturista de duas a quatro vezes ao ano, para uma espécie de "sintonia" ou "balanceamento" do corpo. Isso pode prevenir doenças e promover a saúde, energia e vitalidade.A Acupuntura e a Medicina Chinesa são extremamente bem sucedidas no tratamento de uma variedade de doenças. Muitas pessoas comentem o erro de optar pela Acupuntura e pela Medicina Oriental como um "último recurso", quando os problemas de saúde já são graves e difíceis de tratar.
Auriculopuntura ou Acupuntura auricular:
É uma especialidade da Acupuntura que tem como foco o tratamento do quadro apresentado, diretamente no pavilhão auricular tonificando assim os pontos patógenos, através de agulhas previamente preparadas para este fim. Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha. Mescla-se esta prática com a auriculoterapia, técnica da reflexologia desenvolvida por Paul Nogier no século XX. No Brasil há diversos terapeutas que empregam ambas as técnicas. A minha escola de formação contempla a integração destas duas técnicas eas une junto a acupuntura sistêmica.
Ventosaterapia:
A utilização das ventosas no tratamento de doenças não é uma exclusividade da Medicina Chinesa, existem informações do seu uso desde o antigo Egito, ela também é mencionada nos escritos de Hipócrates e era praticada pelo povo Grego no século IV a.C., possivelmente conhecida e utilizada também por várias outras nações antigas. O uso de ventosas no Oriente foi desenvolvido com base na acupunctura, utilizando em muitos tratamentos os mesmos pontos e trajetos dos seus meridianos. O propósito era tratar doenças e retirar as toxinas. A ventosa segundo a medicina tradicional chinesa, tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo, produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue estacionado em partes do corpo, escuro e sujo, como em músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais, como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhora o sistema circulatório e é capaz de "acordar" certas funções organicas pela estimulação dos pontos utilizados na acupuntura. Tratando dor abdominal, hipertensão arterial, constipação, doenças respiratorias, e muitas outras patologias. Também pode-se aliar a ventosaterapia com a sangria, retirandopequenas quantidades de sangue do local da pele, onde se deseja retirar calor ou toxina por exemplo.
Moxaterapia:
Surgiu na China, e embora tenha utilização milenar, tornou-se conhecida no Ocidente a partir do século XX por seu sucesso no tratamento de doenças infecciosas crônicas, principalmente a tuberculose. Acredita-se que a moxa tenha efeitos estimulantes sobre o sistema imunológico, produzindo reações anti-inflamatórias sistêmicas e locais. Por esta razão, utilizamos a moxa quando há necessidade de uma maior resposta imunológica em casos de infecções recorrentes, alta sensibilidade a fatores ambientais como no caso das alergias, e distúrbios inflamatórios crônicos. O bastão de moxa é feito a partir da Artemisia vulgaris, uma planta muito comum na China e que possui propriedades terapêuticas singulares. As técnicas de moxaterapia são utilizadas para tratar os mesmos distúrbios e sintomas que a própria acupuntura. Há basicamente duas técnicas de aplicação de moxa: a direta e a indireta. A aplicação direta, utiliza o calor da brasa da moxa bem próximo à pele, até que se sinta uma forte onda de calor; enquanto a aplicação indireta, apenas aplica a fumaça proveniente do bastão de moxa sobre a pele. Também utilizamos o calor sobre a agulha de acupuntura.
Eletroacupuntura:
A Eletroacupuntura é uma terapia que tem como base os princípios da Acupuntura. A principal diferença é que na Eletroacupuntura são utilizados aparelhos elétricos que, conectados às agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos a determinados pontos do corpo com o objetivo de desobstruir e equilibrar o fluxo de energia Qi. Técnica de potencialização da Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura funciona por meio de estímulos elétricos.
Ela possui uma ação analgésica em torno de 10 a 20 minutos mais rápidos do que a Acupuntura. Além disso, a Eletroacupuntura utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia. Enquanto a estimulação mecânica das agulhas promove apenas analgesia, a eletroacupuntura pode ser utilizada tanto para analgesia quanto para anestesia.
Shiatsu:
Muitas vezes confundido com massagem, o shiatsu é muito mais do que isso. No shiatsu, o terapeuta atende o cliente analisando todo o contexto de sua vida, seja pela análise da sua rotina, alimentação e estilo de vida. Com o shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação da sua energia, promovendo o bem estar.